
Teorias da Aprendizagem
(-)Descrição
Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. A epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico-cultural da aprendizagem. A importância das ideias de Vygotsky. O afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emilia Ferreiro. Método montessoriano e materiais para o desenvolvimento. O método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. A aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.
Programa curricular
- Introdução
- A aprendizagem e o processo de aprender
- As políticas educacionais e as práticas pedagógicas liberais
- A escola e as práticas pedagógicas renovadas
- A escola e as práticas pedagógicas progressistas
- A teoria de Jean Piaget
- O desenvolvimento social e a construção do juízo moral
- A teoria sócio-histórico-cultural do desenvolvimento
- A teoria de Vygotsky: pensamento e linguagem
- A teoria de Henri Wallon
- A teoria de Henri Wallon: emoção, movimento e cognição
- Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita
- A aprendizagem segundo o método montessoriano
- Célestin Freinet e o método natural
- A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire
- Madalena Freire e a aprendizagem
- Bruner e a aprendizagem em espiral
- Ausubel e a aprendizagem significativa
- Howard Gardner e a Teoria das Múltiplas Inteligências
- Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências
- Teorias da aprendizagem e a formação de professores
Avaliação
-
Este Curso ainda não recebeu avaliações.
Fórum
-
Este Curso não possui nenhum tópico ainda.