
Psicologia do Desenvolvimento
(-)Descrição
Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana.
Programa curricular
- Introdução
- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento
-
- A importância dos estudos do desenvolvimento infantil
- As diferentes linhas do pensamento psicológico
- As primeiras correntes psicológicas
- Correntes teóricas da Psicologia no século XX
- Corrente teórica da Psicologia voltada para os estudos do inconsciente e da afetividade
- Correntes teóricas da Psicologia voltadas para as interações sociais
- A criança como um ser que aprende e se desenvolve
- Vygotsky: vida e obra
- Bases epistemológicas de Vygotsky
- O processo de humanização
- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano
- A formação de conceitos elementares
- A formação de conceitos científicos
- O desenvolvimento mental segundo Piaget
- Estágios do desenvolvimento da teoria piagetiana
- O desenvolvimento da inteligência
- Wallon e a Psicologia genética
- Wallon e o desenvolvimento da consciência
- A teoria psicanalítica de Sigmund Freud
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho
- Mecanismo de defesa
- Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial
- Psicologia cognitiva: o processamento da informação
- As inteligências múltiplas de Howard Gardner
- A inteligência triárquica de Robert Sternberg
- Teorias psicológicas do desenvolvimento humano
Avaliação
-
Este Curso ainda não recebeu avaliações.
Fórum
-
Este Curso não possui nenhum tópico ainda.